Créditos: Secretaria Ambiental Paulista
Parque Estadual Carlos Botelho
Sitio do Patrimônio Mundial Natural Humanidade
Você já pensou num lugar onde a natureza seja exuberante e preservada na sua forma mais primitiva e que tenha importância histórica e cultural?
Esse lugar existe e é um dos mais bonitos da nossa região. Localizado entre os municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras, o Parque estadual Carlos Botelho é uma das áreas mais preservadas do mundo. Seus 37.644 há, além de estarem protegidos por decretos estaduais e federais, são reconhecidos pela UNESCO como Sitio do Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, desde 1998.
O Parque Estadual Carlos Botelho protege remanescentes da Mata Atlântica que representam importantes abrigos para a vida selvagem do nosso país. O lugar ocupa as mais altas porções da Serra de Paranapiacaba, com atitudes que chegam até 975 metros acima do nível do mar. Muitos rios e cachoeiras, em sua maioria de pequeno porte, fazem parte desse cenário que só a natureza poderia criar e que o homem tem a obrigação de preservar para sempre.
O parque, que é uma excelente opção de turismo, ainda conta com um esquema especial apara os visitantes, museu de zootecnia, sala de leitura, alojamento para pesquisadores e uma rústica lojinha com produtos da região.
Como chegar?
Acesso pelo km 179 da Rodovia Antonio Romano Schincariol (SP 127) – município São Miguel Arcanjo