Serviços

Avaré


Créditos: Digna Imagem Clóvis Ferreira

Terra do Verde, da Água e do Sol

Localizada a 260 quilômetros de São Paulo, no vale do Paranapanema, a qual recebe p ano inteiro os milhares de visitantes que vão á cidade em busca de lazer. Sua infraestrutura, que inclui hotéis, hotéis-fazenda, campings, restaurantes, casas para temporada e condomínios, transformou a num dos polos turísticos mais procurados e tradicionais na região. Com aproximadamente 85 mil habitantes, Avaré é o principal centro politico, agropecuário e estudantil do vale. Ela é conhecida como a Terra do Verde, da Água e do sol, por causa de lugares belíssimos com a represa do Jurumirim, pelos lagos ornamentais e pelas ruas e praças amplas e arborizadas. A história de sua fundação começa no século 19. Em busca de um lugar ideal para viver, com terras agricultáveis e água em abundância, os pioneiros chegaram á região por volta de 1840. Entre eles, o major Vitoriano de Souza Rocha a quem é atribuída a fundação da cidade. Por volta de 1861, ao cumprir a promessa da vida salva de sua mulher depois de parto difícil, o major construiu uma capela no lugar exato onde hoje está erguido o Santuário de N. Sa. das Dores. No altar da pequena igreja e futura matriz ele colocou a imagem daquela que se tornaria a padroeira da cidade. Ao redor da capela nasceu o povoado, chamado Rio Novo, Avaré á categoria de município em 1891,imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, árabes e suíços contribuíram para o desenvolvimento local. Estancia Turística desde 2003, a cidade, que conta uma natureza exuberante, oferece diversas atrações em seus 1.288 quilômetros quadrados.

Represa do Jurumirim

A 20 quilômetros do centro de Avaré, é a principal atração da cidade. Ela é formada e alimentada pelo rio Paranapanema, límpido e repleto de peixes. A represa possui 100 quilômetros de comprimento, com três quilômetros de largura em alguns pontos e com volume de agua quatro vezes maiores que a baia de Guanabara, sendo cortada pela Ponte Carvalho Pinto, com um quilômetro de extensão, seus 1.800 quilômetros de praias formam um dos cenários turísticos mais importantes do Estado de São Paulo. São praias de areai natural, brancas e formosas, cujo cenário é ideal para pratica de diversos esportes, como motonáutica, jet ski, windsurfe, balonismo, pescarias, entre outros.

Camping municipal

Está localizada nas margens da Represa do Jurumirim e é administrado pelo Poder Público, por meio da secretaria Municipal de Turismo. Um local destinado ao lazer, com área para camping, churrasqueiras, parque infantil, chuveiros elétricos, playground, além de serviços como enfermaria, segurança e salva-vidas. O camping tem uma frequência bastante significativa durante todo o ano, principalmente nos finais de semana e feriados. Cerca de 5 mil pessoas passa pelo local em feriados e no verão.

Floresta Estadual de Avaré

Popularmente conhecida como Horto Florestal, a floresta conta com um viveiro de mudas, amplas áreas gramadas e um espaço para recreação com parque infantil, bosques e churrasqueiras. Há um centro cultural aberto á visitação e uma trilha educativa que pode ser percorrida. Desde 1891 a Floresta Estadual de Avaré vem se estruturando para que as comunidades locais e regionais possam usufruir de novas opções de turismo e lazer, além desenvolver atividades educacionais e ambientais. O Horto Florestal recebe visitante todos os dias da semana, principalmente pessoas que vão praticar caminhadas junto á natureza.

Santuário de N, As. Das Dores

Principal igreja da cidade, o santuário foi erguido no local exato onde Avaré surgiu. Ali ficava a primitiva capela do major Vitoriano. Construída no final do século 19, a primeira matriz foi erguida onde está hoje o pátio da atual igreja. Nos anos de 1913, 1917 e 1921, o templo foi visitado por Santa Paulina, que esteve em Avaré para conhecer as comunidades de freiras de Santa Casa, do antigo Hospital São Vicente de Paulo e do Externato São José. Em estilo neogótico, a bela igreja foi concluída em 1945 pelo pedreiro italiano Predo de La Santina. Ricamente decorada com vitrais e afrescos de imagens sacras e cianas bíblicas, teve seu interior ornamentado pelo pintor esloveno Francisco Paulovic. O santuário guarda em seu acervo a centenária imagem da padroeira e altares como o do Calvário e do Rosário.

Eventos

A cidade promove diversos eventos durante todo o ano.

  • Fampop – Realizada anualmente pela prefeitura, a feira avareense de Música Popular ( Fampop) reúne vários músicos de todo país, sendo o maior festival regional de música brasileira nos últimos 20 anos.
    Quando: setembro ou outubro
  • Emapa – A Exposição Municipal Agropecuária de Avaré (Emapa) é realizada anualmente. A cidade possui uma das maiores estruturas para exposições e leilões de animais. Conhecida como Capital Nacional do Cavalo, Avaré abriga um grande número de haras e eventos agropecuários. Na cidade é muito comum a criação de pôneis, minivacas e avestruzes.
    Quando: fevereiro
  • Copa Nacional de Enduro do Cavalo Árabe - Define os classificados do ranking brasileiros de enduro equestre. Em Avaré, a prova é anual e organizada pela Assoc. brasileira de Criadores do Cavalo Árabe, os percursos são realizados em terrenos planos e arenosos. Com leves ondulações em alguns trechos.
    Quando: setembro