Serviços

Tatuí


Créditos: Comunicação CCR SPVias

Tatuí – Terra dos doces caseiros

Meio século de uma gostosa tradição!

Além de ser conhecida como a Capital da Música por causa do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – Tatuí, a 130 quilômetros de São Paulo, também é considerada a “Terra do Doce”, por sediar diversas fábricas familiares, especialistas na produção e na venda de doces caseiros. Os mais procurados são os doces de abóbora, batata, cidra, bombocado, queijadinha, pudim, quindim, cocada, figo e laranja em calda, frutas cristalizadas, suspiro fios de ovos, compota de goiaba e biscoitos.

Com a popularização das guloseimas, várias famílias da cidade começam a produzir e comercializar o próprio cardápio de doces. Como é o caso da família do comerciante Antônio Rocha Lima Filho, que começou a fabricação em 1967 e atualmente está nas mãos da terceira geração da família. Hoje, além de doces caseiros a família produz mais de 80 produtos, e entre eles licores, pasta de pimenta e doces dietéticos.

Em Tatuí, graças á tradição familiar, os estabelecimentos continuam como referências na produção e nas vendas de doces caseiros. Para o comerciante Antônio Rosa, o aprendizado também começou de pai e filho e hoje ele já conta com o auxilio dos filhos Rafael e Tatiana na fabricação de 500 kg de doces por semana.

Já na doceria de Luiz Rosa, o legado não passou de pai para filho, mas sim, de sogro para genro. Segundo Luiz, seu sogro era um doceiro de mão cheia e no passado comprou o comércio de Dona Belarmina, a precursora das guloseimas em Tatuí.

Atualmente, Luiz administra o próprio estabelecimento, produz e já ensina o filho os segredos dos doces caseiros para garantir a perpetuação da receita.

Doce ABC

A pioneira da produção destas delicias na cidade foi a quituteira Belarmina de Oliveira Campos. Ela aproveitava as frutas e produtos da região para fazer os doces artesanais; sua casa, no centro da cidade, vivia cheia de gente batendo papo e apreciando as guloseimas elaboradas. Na década de 1960, os doces de dona Berlamina caíram no gosto dos moradores de Tatuí, que foram batizados de ABC por causa dos ingredientes abóbora, batata e cidra.

Onde encontrar

Estrela Dalva
End: Rua Stélio Machado Loureiro, 195
Tel: (15) 3251-5030

Doces caseiros Tatuí
End: Avenida São Carlos, 90
Tel: (15)3305-7790

Doceria Pingo Doce
End: rod. Antonio Romano Schincariol, km 113
Tel: (15) 3251-4127

Clara e Fernanda Doces Finos
End: Rua Cel. Aureliano de Camargo, 921
Tel: (15) 3251-4459

Doces Celina
End: Rua Chiquinha Rodrigues, 382
Tel: (15) 3251-1400

Como chegar em Tatuí?

Acesso: seguir pela rod. Castello Branco até o km 129 e entrar na rod. Antonio Romano Schincariol (SP-127)