Serviços

Botucatu


Créditos: SOS CUESTA

Cuesta de Botucatu

A região onde está o município de Botucatu é abundante em águas e tem uma topografia bem acidentada. Quem visita a região é contemplado com belas paisagens e muitas quedas d'água.

A formação do relevo irregular, onde se têm desníveis entre 600 metros e 1032 metros, deu origem a mirantes, trilhas naturais, cachoeiras, grutas e cavernas.

Para quem realiza o passeio na região, que não dura mais do que um dia, pode observar o “Gigante Adormecido”, formação rochosa que se assemelha ao corpo humano deitado.

Além disso, as Três Pedras (outra formação rochosa) podem ser avistadas à beira de um penhasco. Segundo lendas na região, esse local é místico e por isso recebe pesquisadores e esotéricos. Esse lugar, inclusive, faz parte do Caminho do Peabiru, rota construída pelos primeiros habitantes da América, antes mesmo da chegada dos navegadores deste lado do Oceano Atlântico (página 8).

Os acessos a esses lugares são difíceis. Só quem conhece bem a região pode orientar melhor àqueles que gostam desse tipo de passeio, com um certo tipo de aventura. Caso haja interesse em conhecer a Cuesta de Botucatu, procure as agências de turismo, especializadas na região, com guia-geólogo.

Os passeios são realizados em ônibus apropriados para rodar em estradas de terra com parada para almoço em lugar simples, mas que oferece boa alimentação aos turistas.